Patrocínio


Se alinharmos todas as placas, luminosos e propagandas (em veiculação impressa) da marca Coca-Cola conseguiremos dar quatro voltas no planeta Terra. Por que tanto? Porque o maior patrimônio de uma empresa é a sua marca.

Uma marca forte, reconhecida e respeitada é garantia de sucesso e longevidade para qualquer negócio (produto ou serviço). Se a Microsoft desenvolver uma nova versão do Windows, a grife Armani criar um novo modelo ou a Volkswagen apresentar um novo carro, o mundo inteiro sofrerá o impacto de tal lançamento e grande parte dele, mostraria interesse pelo produto.

Em contrapartida, se a Dona Francisca (costureira aqui da esquina) lançar uma nova blusa, a proporção de interessados seria muito menor.

Logicamente essa diferença de impacto tem total relação com o investimento feito em cada lançamento. Mas isso também é conseqüência do crescimento de cada marca no mercado. Afinal, nenhum dos exemplos de sucesso nasceu “multi-nacional”.

A divulgação da marca é um dos principais fatores que colaboram com o crescimento das empresas. Expor a marca em um carro de corrida ou no uniforme de um atleta, por exemplo, também é uma forma de publicidade. Porém com um formato um pouco diferente.

Através do patrocínio, as pessoas são impactadas em momentos de lazer. Ou seja, com menos resistência às propagandas. E, no caso de piloto/atleta de sucesso, estarão torcendo por eles. Por conseqüência, pelos seus patrocinadores. É aí que as empresas exploram.

Além da simples exposição da marca, o patrocínio também apresenta outras formas de fixação da marca: a associação por conceitos. Se uma empresa de banda larga patrocina um carro vencedor, o conceito de velocidade ficará implícito nesta ação. Da mesma forma se uma empresa de energético patrocinar um atleta.

Existem inúmeras associações que podem ser feitas entre marcas e modalidades, e exploradas através de promoções, eventos e reportagens.


Porque patrocinar o Rally

O automobilismo é uma modalidade esportiva tradicional e consagrada no Brasil, dispondo de campeões em várias categorias por todo o mundo, proporcionando grande visibilidade para as empresas parceiras das equipes.

O Rally, em especial, possui um diferencial que o torna ainda mais charmoso e lucrativo para os patrocinadores: as competições são realizadas em estradas iguais às que o público anda, com veículos que qualquer pessoa pode comprar em uma loja.

Essa similaridade faz os fãs se imaginarem no lugar dos pilotos, gerando uma maior identificação com as marcas presentes nos carros de corrida.

Portanto, patrocinar o esporte, pode ser muito vantajoso para o fortalecimento da marca de qualquer empresa.

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