Patrocínio

Coluna Acelera TV #1 - Marketing Motorsport

A grande maioria das pessoas me conhece como piloto de rally. E não é pra menos, afinal essa é minha imagem pública. Ainda mais depois do Rally de Piraquara, quando tive a oportunidade de competir na categoria principal do Campeonato Brasileiro de Rally. O lado que poucos conhecem é minha vida fora das pistas.

Do momento em que decidi ser piloto até hoje foram 14 anos, 5 temporadas completas, 13 acidentes, 4 capotes, 1 PT, 1 faculdade, 2 especializações e 2.347 tentativas de patrocínio (mais de 2000 negativas). E depois de todo esse aprendizado, entendi que minha carreira de piloto só iria adiante se eu tratasse como um negócio. Pois da mesma forma que as empresas (e agências) selecionam um jornal para anunciar, podem selecionar um piloto para patrocinar. Então quando não estou pilotando um carro de rally, estou no comando de uma agência de marketing.

Juntando essas duas áreas, automobilismo e marketing, desenvolvi algumas ferramentas e passei a trabalhar o patrocínio como uma ferramenta de marketing. E é sobre isso que vamos falar nesta coluna do Acelera TV.

Desconsiderando a parte de desenvolvimento de produtos, que o automobilismo pode contribuir muito, o patrocínio pode ser explorado em três principais pilares: fortalecimento de marca, ativação de clientes e ação de relacionamento. Vamos entender cada um:

Fortalecimento de Marca

O maior patrimônio de qualquer empresa é sua marca. Pois a partir de uma marca consolidada, os próximos produtos e serviços já tem 30% de sucesso.

E esta é a forma mais utilizada de patrocínio: escrever a marca na porta do carro de corrida. Mas nós vamos ver nas próximas colunas que só isso não basta.

Ativação de Clientes
Muitas vezes as empresas patrocinadoras buscam uma maior aproximação com futuros clientes, então o patrocínio pode ser uma forma de quebrar o gelo e permitir uma abordagem mais eficiente.

Quando o objetivo é esse, podemos criar uma recepção nos boxes ou no parque de apoio para que o público presente se aproxime veja o carro, os mecânicos trabalhando e possamos abrir uma conversa.

Ações de Relacionamento

Por fim o patrocínio ainda pode proporcionar uma ação de marketing sensorial, que seria proporcionar uma experiência para seu cliente. Este formato geralmente é aplicado para uma menor quantidade de pessoas, mas com grande potencial de negócios.

Neste caso podemos usar o tema para montar uma ação com simuladores, tarde de autógrafos, áreas vip para assistir às corridas e até levar convidados para dar uma volta no carro de corrida.

Quando elaboramos nosso planejamento analisando esses três pilares, o resultado para os patrocinadores fica muito mais interessante.


 

Compartilhar

Busca

Back to Top