Patrocínio

Coluna Acelera TV #3 - Está na Hora de Montar seu Projeto

Falamos muito de projeto de patrocínio, mas qual a receita ideal? Nesses 14 anos trabalhando com automobilismo, consegui reunir um conjunto de informações que tiveram mais sucesso nas reuniões de apresentação de projeto de patrocínio.

• Primeiro detalhe é a capa. Ela deve trazer uma imagem que consiga resumir do que vamos falar e o título do projeto.

• Logo no início, é interessante abordar do que se trata: uma corrida, uma temporada, qual modalidade, qual período, qual região, etc.

• Muito interessante se você conseguir traçar um panorama geral com as oportunidades que seu projeto traz para as empresas: um momento econômico, um ano comemorativo ou algum tema específico do seu projeto.

• Então damos destaque ao produto. Nesse caso, o piloto ou a equipe, com currículo, estreia, idade e principais conquistas.

• Em algumas modalidades, principalmente aquelas que tem promotores especializados no comando, temos pesquisa para identificar o perfil do público presente nos eventos. Essa informação é muito interessante para identificar o tipo de serviço ou produto que pode ser divulgado.

• A parte de promoção da categoria também é importante. Nesse tópico devemos considerar onde e como os eventos que vamos participar são divulgados.

• Toda profissional de marketing ou comercial quer ver de que forma a marca será exposta, então é importante descrever como e onde cada patrocinador será aplicado. E não estamos falando apenas do adesivo no carro, mas também no uniforme da equipe, placas, estruturas de apoio e tudo mais onde for possível.

• Lembre-se que o patrocínio não é apenas colar um adesivo na porta do carro. É preciso planejar, desenvolver e descrever a ações promocionais que serão realizadas durante a temporada, tanto em conjunto quando externas às competições.

• O investimento precisa estar descrito no projeto, pois muitas vezes é uma das primeiras informações que as empresas procuram, descrevendo também, a forma de pagamento possível. Vale salientar que R$ 1.000,00 pode ser caro e R$ 1.000.000,00 pode ser barato. Tudo depende do que temos a oferecer.

Hoje em dia ninguém tem muito tempo. Então é fundamental que todo seu projeto seja disposto em tópicos, sem longos textos e grande explicações. Use seu poder de síntese para obter o melhor resultado.

Imagens também dão mais resultado. Sempre que possível, insira uma foto que ilustre aquilo que você quer dizer.

Por fim, a qualidade de produção é muito importante, pois indiretamente, vai refletir a forma com que você conduz sua carreira.


 

Compartilhar

Busca

Back to Top