Patrocínio

 

 

   

Em todas as largadas e chegadas das provas de rally você vê uma sequência de placas. Conforme o capítulo XV do Regulamento Desportivo do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade, vamos entender melhor o que cada uma delas significa.

Controle de Horário
Antes de depois das largadas e chegadas das especiais, entradas e saídas do parque de apoio, o competidores precisam controlar – entrar e/ou sair de cada zona no horário certo.

A sinalização da Zona de Controle é feita por 03 placas:

   Início da Zona de Controle
   Controle de Horário
   Final da Zona de Controle

* A distância entre cada placa é de, no mínimo, 25 metros.

Controle de Largada
O procedimento é similar ao controlé de horário. A diferença é o inpicio de uma prova especial. Então temos a sinalização feita por 04 placas:

 

 Início da Zona de Controle
 

 Controle de Horário
 

 Largada
 

 Final da Zona de Controle

* A distância entre as placas é a mesma da Zona de Controle, porém a placa de LARGADA deve ficar entre 50 e 200 metros de distância do controle de horário.

Controle de Chegada

   Início da Zona de Controle de Chegada
   Bandeirada
   Controle de Chegada
   Final da Zona de Controle de Chegada

* As distâncias entre as placas deve ser de , no mínimo, 25 metros. A placa STOP de ficar entre 100 e 300 metros da BANDEIRADA.

Controle de Passagem
Em algumas provas de rally existe o controle de passagem, onde não é marcado nenhuma tempo. Apenas uma verificação de que o competidor cumpriu aquela etapa do percurso. Esta Zona de Controle é sinalizada por 03 placas:

   Início da Zona de Controle de Passagem
   Controle de Passagem / Carimbo
   Final da Zona de Controle de Passagem

* A distância entre cada placa é de, no mínimo, 25 metros.

Zona de Abastecimento
No caso de existir uma zona de abastecimento durante a prova, as equipes só poderão abastecer os veículos dentro dessa área.

   Início da Zona de Abastecimento
   Final da Zona de Abastecimento


Ponto de Rádio

   Placa de aviso
   Ponto de Rádio

* A distância entre as placas deve ser de 100 metros.

Vale lembrar que para entrar em cada uma dessas zonas de controle a dupla precisa cumprir os horários de cada setor, estipulados na cartela entregue no início da prova.

Compartilhar

Comentários  

 
0 # Guest 16-03-2010 15:31
Muito bacana a materia sobre as placas de controle. PArabens Zettel. Apareça hoje no batata chic!

Abs
Responder
 

Busca

Back to Top