Patrocínio

O GPS é uma ferramenta de navegação extremamente nova no cenário mundial. Todavia suas aplicações se mostraram de muitíssima utilidade, o que tornou imediata a sua utilização.

O GPS nada mais é que um parelho receptor de sinais de satélite, que, através de triangulação, fornece a posição geográfica do receptor em qualquer parte do mundo. Contudo, isso é apenas o princípio básico do sistema, a partir disso agregaram-se diversas outras informações ao receptor.

Desta forma, como utilizado atualmente, o GPS auxilia a navegação off road de maneira impar, pois fornece dados importantes tanto ao navegador, no caso de equipes de rally, bem como a um simples usuário fazendo seu passeio de final de semana com sua família.

Uma das principais funções é a possibilidade de o usuário saber exatamente onde está em uma trilha ou prova. A maioria dos GPS’s modernos, além de serem dotados de mapas simplificados de todas as partes do planeta, possuem a capacidade de armazenar mapas detalhados de partes específicas do globo definidas pelo usuário, sendo carregados por qualquer computador pessoal.

Além da visualização dos mapas indicados no aparelho, há a possibilidade de se marcarem pontos (waypoints) para a obtenção de coordenadas geográficas exatas. Com esta ferramenta, pode-se marcar um ponto importante, como uma ponte caída, um lugar de visitação privilegiada, um PC de rally, etc.
Nas competições, é comum, em trechos de difícil sinalização por meio de planilhas, a organização das provas, fornecer aos pilotos pontos de passagem obrigatória, que auxiliam a equipe a não perder o roteiro.

Outra função importante do GPS é a de marcação do caminho percorrido pelo usuário. Os trechos percorridos (tracklogs) são armazenados pelo GPS até o limite de memória suportado por cada aparelho. Normalmente, os GPS's possuem configurações de “tracklogs” que possibilitam ao usuário diminuir a “qualidade” do track (aumenta-se o intervalo de gravação) como forma de aumentar a quilometragem de cobertura dessa ferramenta. Ultimamente, tem-se percebido que essa função pode ser muito bem utilizada pelo off road.

Quando se faz um passeio, uma prova, e a função de gravar o track está habilitada, ao final do passeio o usuário terá um “mapa” do caminho percorrido. Através de um computador ele poderá obter do GPS essas informações e guardá-las. Caso queira refazer o percurso, não precisará de planilhas, nem ficar adivinhando o caminho, basta apenas recolocar as informações no aparelho e aproveitar a tecnologia.

Essas funções podem, através de uma maior análise, proporcionar outras experiências. A gravação de tracklogs pode ser um ótimo aliado do competidor de rally. Pois a leitura das informações gravadas serem com uma telemetria da prova. Ao passar o arquivo de track para o computador, o programa de leitura fornece diversas informações importantes, tais como, velocidade instantânea, hora de passagem, percurso, coordenadas precisa do ponto, etc.

Outra vantagem significativa é a preservação de trilhas. A partir do momento que você tem seu percurso gravado, você pode até esquece-lo, mas basta uma olhada na tela do computador e o trecho volta a memória. A utilização reiterada desse recurso irá proporcionar ao usuário, o levantamento completo de todas as trilhas por ele percorridas, bem como de sua região de visitação freqüente.

Compartilhar

Busca

Back to Top