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Em fim chegou o verão. Calor, sol e férias. Nada melhor do que o litoral para aliviar o stress no começo do ano. Mas antes de se aventurar com seu 4x4 nas areias, é bom saber algumas coisas sobre esse terreno tão imprevisível.

Primeiro de tudo, você deve saber que quanto mais “fofo” for o terreno, mais difícil será superá-lo. Se possível, desça e dê uma boa analisada no obstáculo que você pretende transpor.

Sempre com a 4x4 e reduzida engatada, ande mantendo alto o giro do motor aliado a uma velocidade constante e razoável. Nesse tipo de piso épreciso muita força para andar e o embalo não deixará o veiculo patinar e, conseqüentemente, atolar. Evite marchas muito curtas, a fim de não deixar as rodas cavocarem o solo.

Baixe a calibragem dos pneus, para aumentar a superfície de contato, mantenha as duas mãos no volante e a atenção redobrada, pois é comum haver bruscas e repentinas mudanças de direção, principalmente na areia mais solta.

Evite curvas fechadas, pois o veículo perderá muita velocidade, e se encalhar não se desespere, cave em baixo da roda que está girando em falso, e coloque uma folha de bananeira, o tapete do Jipe, ou outra coisa que aumente o atrito deste pneu com o solo. Caso isso não seja suficiente para livra-lo do buraco, levante o jipe com o macaco em cima de uma pequena prancha de madeira, a fim de não deixa-lo afundar na areia.

No caso de você se deparar com uma subida de areia, entre bem de frente, tomadas laterais são perigosas, pois o peso do jipe fará com que ele cave muito mais nas rodas que estão voltadas para o lado de baixo da duna, inclinando cada vez mais, podendo até capotar. Nestas subidas, entre embalado e evite trocas de marcha, senão seu 4x4 perderá muita velocidade, dificultando a conclusão do obstáculo. É de fundamental importância, que o off-roader certifique-se de como é o piso do outro lado da duna, para evitar surpresas desagradáveis.

Na praia podem surgir aqueles riozinhos que saem da costa em direção ao mar. Eles costumam fazer valetas de todos os tamanhos. O mais aconselhável é andar próximo a água, onde a areia é mais dura e geralmente o buraco é menor, o que evitará acidentes mais graves, porém nunca pare o veículo próximo a água, pois em questão de segundos, você estará enterrado pela força das ondas, e nem o melhor guincho irá funcionar se não tiver lugar para ancora-lo. Caso isso aconteça, trate de pedir ajuda o mais rápido possível, pois cada segundo que passar será mais difícil de salvar o seu Jipe. Lembre-se também do conferir o movimento das marés, elas podem subir muito rápido e estragar o passeio.

Enquanto estiver andando neste tipo de terreno, fique atento à temperatura do veículo, pois o grande esforço, pode causar um super aquecimento, se precisar, pare em lugar seguro, espere esfriar (com o motor ligado), verifique o nível da água do radiador e só então siga viagem, mas lembre-se, se aqueceu uma vez, provavelmente irá aquecer de novo.

Depois da aventura é importante lavar seu 4x4 por cima e por baixo, com muita água e sabão para tirar a areia e o sal, pois a conhecida maresia pode causar oxidação e e corroer as partes metálicas do veículo.

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