Patrocínio

Se chega o final de semana, você não vê a hora de levar o jipe pelo menos em uma estradinha de terra para dar umas aceleradas, aqui vão umas dicas para você melhorar sua técnica de condução.

Primeiro é importante lembrar que a aderência dos pneus do veículo com a terra, é muito menor que com o asfalto, e isso quer dizer que para acelerar, é preciso perícia. O carro fica muito mais macio para dirigir, porém a capacidade de frenagem é muito menor, e aumentam as chances de escapar nas curvas. Se você não quer que isso aconteça, ande devagar. Caso contrário, aprenda a controla-las.

Se o veículo não tiver 4x4 integral, acione-a, ao contrário do que muitos pensam, ela não serve só para o barro, pois garante melhor estabilidade e controle do veículo na terra, cascalho, e demais pisos com pouco atrito.

Neste tipo de piso, o uso do freio motor torna-se fundamental, pois o freio convencional trava com muita facilidade. Quando necessário, ele deve ser pressionado suavemente, evitando também mudanças bruscas de direção. Vale lembrar que freios ABS (anti-travamento), não funcionam direito em pisos com atrito muito baixo.

Nas curvas, cada veículo vai se comportar de uma maneira, portanto é necessário que você conheça o seu. Entre nas curvas, acelerando, mesmo que seja de leve, para isso pode ser necessário reduzir marcha antes de encará-las. Sair de frente, de traseira ou com as quatro rodas é comum, e sua reação deve ser como no asfalto. No caso de uma saída de frente, apenas alivie o pedal do acelerador, e continue fazendo a curva, o veículo deve parar de escorregar.

Já as saídas de traseira, ou com as quatro rodas, é necessário que corrija o volante para a direção que você deseja ir, e “pé no porão”, até que o veículo retome sua trajetória. Em hipótese alguma deve-se frear em uma destas situações, sob pena de perder totalmente o controle do seu 4x4.

Cuidado com o trajeto a ser percorrido, pois podem aparecer imprevistos pela frente, como uma curva fechada, uma ponte estreita, ou até um carro em sentido contrário, ou pessoas transitando na pista, o que pode causar conseqüências mais graves.

Lembre-se também, que para essas dicas funcionarem como desejado, é preciso muito treino, concentração e consciência.

Compartilhar

Busca

Back to Top