Patrocínio


Uma planilha serve basicamente indicar o caminho a ser percorrido. Suas maiores utilizações são para competições de regularidade (rally e raid) e passeios off road. Mas você sabe como interpretar as informações?

As planilhas de competição e passeio são basicamente iguais. Mostram a distância a ser percorrida e a ação a ser executada no local. A de competição ainda traz a velocidade média do trecho e uma coluna de tempo de prova.

ODOM
A primeira coluna é chamada Odometro. Ela traz a distância em quilômetros a ser percorrida até a referência indicada. Geralmente iniciamos um roteiro no 0,00. Então percorremos a distância indicada para encontrar a referência desenhada.

As distâncias são sempre acumuladas, ou seja: você deve zerar o seu odômetro no local indicado como início do trecho e seguir as distâncias apresentadas na planilha até que ela mande zerar novamente. Algumas planilhas trazem também distâncias parciais, que são as distâncias entre cada referência.

- Geralmente as planilhas apresentam 2 casas decimais. Então em 1,14 lemos “um quilometro, cento e quarenta metros” ou “um, cento e quarenta”.
- É importante lembrar da aferição. Como os carros podem vir com até 10% de erro e nossos veículos off road geralmente não tem pneus de medida original, a medição do odometro original pode não ser precisa.

REFER
A segunda coluna é a referência: uma descrição da ação a ser tomada, geralmente representada por um desenho (que chamamos de tulipa):
- A bolinha representa onde estamos e a seta para onde devemos seguir.
- As linhas são os caminhos (ruas, estradas, trilhas, etc).
- Algumas planilhas trazem “//” na linha que representa a estrada que não deve ser seguida.
- Desenhos diversos, como árvores, casas, postes, etc. aparecem para facilitar a identificação do local.

Resumo dos desenhos mais encontrados

- Em frente
- Dobrar a direita
- Bifurcação a esquerda
- Entroncamento a esquerda
- Em frente na junção
- Cotovelo a esquerda
- No cruzamento a direita


Junto das referencias podemos encontrar alguns desenhos para ajudar a nos situar ou criar uma referência precisa para aferir o odometro.

Os mais comuns são árvore, cerca, ponto de ônibus, casa, igreja, posto de combustível, poste, trilho de trem, semáforo, porteira e indicações de cuidado, atenção e perigo.

VEL
A coluna VEL (velocidade média) é apresentada apenas em planilhas utilizadas para competição de regularidade. Ela traz a velocidade média a ser percorrida naquele trecho, mas também pode apresentar a letra “D”, para deslocamento, ou “N”, para neutralizado (ou neutro).

- Deslocamento é um trecho a ser percorrido sem velocidade estipulada. O competidor recebe um tempo para percorrer o roteiro apresentado nesse trecho.
- Neutralizado é uma pausa no roteiro, onde o competidor recebe um tempo para ficar parado no local.

TEMPO
Essa coluna, também presente apenas em planilhas de competição, apresenta o tempo de largada do trecho. Nem sempre os organizadores entregam todos os tempos, então das duplas precisam calcular.

No caso de deslocamentos e neutralizados é nessa coluna que a organização apresenta o tempo disponível para cumprir o trecho.

OBS
A última coluna é destinada às observações necessárias para completar (ou complementar) a referência. Nela podemos encontrar nome de rua ou do vilarejo, dúvida na tulipa, curiosidades do local ou graduação de cuidado, atenção ou perigo.

Em competições de regularidade o navegador ainda precisa calcular o tempo atual da dupla, a fim de para saber se estão adiantados ou atrasados. Mas esse é um assunto para outro artigo.

Compartilhar

Comentários  

 
0 # Marcos Siewert 01-10-2014 11:43
Muito bom seu artigo, me esclareceu várias coisas. O artigo que você cita na última frase, já foi publicado?
Responder
 

Busca

Back to Top