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Usar chumbo de balanceamento nas rodas do jipe sempre me pareceu agressivo ao meio ambiente e pouco eficaz. Na trilha, como usamos a calibragem e andamos em pedras e erosões, sempre corremos risco de danificar o balanceamento por barro nas rodas, giro em falso do pneu ou mesmo pela perda dos chumbinhos. Então resolvi testar o Balanceador Dinâmico Wizard.

Qual o motivo de balancear os pneus?
Rodas desbalanceadas danificam os pneus, diminuindo principalmente, sua vida útil. O desequilíbrio das rodas e pneus é o principal causador de vibrações percebidas no volante. Além de provocar um grande desconforto ao dirigir, devido às trepidações que são transmitidas ao volante, faz com que o sistema de suspensão tenha sua vida útil encurtada. Então, através do método tradicional, adicionamos chumbo nos pontos mais leves das rodas para que elas girem de forma uniforme, compensando qualquer tipo de imperfeição.

O Balanceador Dinâmico Wizard parte da lei de Newton que estabelece que "a cada ação corresponde a uma reação igual e contrária". Ele é composto de microesferas de vidro que atuam dentro do pneu ou da câmara de ar a partir de 35 km/h, se ajustando nas partes em que existe o desbalanceamento através da força centrífuga, se fixando por meio da estática do contato das microesferas com o pneu. Confira a ilustração abaixo.

Teoria muito boa, não é? Depois de ler diversos relatos positivos e negativos em alguns fóruns na internet, resolvi testar. Comprei a “dose” certa para os meus novos pneus Genius 1001 30x9,5 R15 e montei no Suzuki Vitara. Difícil foi convencer o borracheiro que o produto funciona. Tudo deu certo quando brinquei que, se não desse certo, ele ganharia mais uma desmontagem / montagem do jogo todo.

Limpamos bem a parte interna dos pneus e deixamos abertos na garagem uma semana antes da montagem para garantir que estariam bem secos. Então jogamos os saquinhos do balanceador dentro dos pneus (como indicado na embalagem) e calibramos com ar comprimido (livre de umidade).
Saí da borracharia com o carro parecendo um cachorro feliz, de tanto que abanava a traseira. Mas em pouco mais de 1km o produto começou a se acomodar. É interessante que dá para sentir direitinho quando os saquinhos se rompem dentro dos pneus.

Em uma semana rodei um pouco mais de 300km. Então vamos aos resultados:
- Entre 30 e 50 km/h o carro balança um pouco, mas dá para aceitar.
- De 50 a 85km/h ficou perfeito.
- Na estrada, acima de 90km/h trepida muito.

Como o Vitara é meu carro de uso geral, ando bastante acima dos 100km/h, então resolvi voltar para os tradicionais chumbos.

Depois de voltar ao borracheiro e ouvir todo tipo de gozação sobre minha experiência, notamos que houve uma falha durante o processo. A orientação do distribuidor é colocar o produto com embalagem dentro dos pneus e fechá-los. Mas 300km depois, ainda restavam microesferas dentro dos saquinhos plásticos.  Ou seja, o uso não liberou todas as bolinhas.

Pode ser que inserindo as microesferas sem o plástico, o produto tenha melhor resultado. De qualquer forma, a técnica é bem interessante para jipes de uso exclusivo off Road, que geralmente não trafegam acima de 90km/h e sofrem mais com o desbalanceamento.
Para mais informações, visite o site do distribuidor: www.bdw.com.br.

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Comentários  

 
+2 # Guest 29-12-2010 00:34
Caro Amigo: Estou interessado nesse balanceamento e li o teu comentário. Acho que você utilizou errado, pois pelo que pesquisei o que se deve fazer é inserir as bolinhas dentro do pneu sem saco algum. No teu caso elas ficaram presas no saco e não funcionou como devido, não seria isso? Você tem outras considerações a respeito? O motivo de eu insistir é que tenho passado muito trabalho com balanceamento normal (vários anos, vários carros), o qual poucas vezes fica bom. Agradeço tua atenção, Fabiano
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+1 # Guest 12-01-2011 18:58
Pois é Fabiano. Hj eu colocaria tb sem o saquinho. Mas a orientação (inclusive na própria embalagem) é colocar o saco plástico dentro do pneu que o mesmo se desmancha. Mas quanod desmontei vi algumas bolinhas presas no plástico.
Acredito que se montar sem embalagem deve obter um resultado melhor que o meu, mas só pagando pra ver.
Abraço.
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+2 # Guest 24-04-2011 00:12
Ja usei este metodo e funciona, mas com restições. Pneus recapados possuem massa desbalanceada maior e isso implica em maior massa de compensação o q o chumbo faz(vc adiciona até zerar). Como com o balanceador dinamico é dose unica ele diminui o desbalanceament o até o limite dele e depois cessa. Para pneus novos ok.
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+2 # CARLOS ALBERTO 27-02-2015 09:59
Já uso o balanceamento na minha frota e nunca tive problema algum.Acompanho a aplicação,alinh amento e o principal;mante r a calibragem em dia, coisa que muito motorista tem preguiça de fazer.meus pneus estão durando 10% a mais.
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0 # Ernandi 22-09-2016 14:44
onde compro essa máquina
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0 # marcio 16-11-2017 09:20
Meu Deus, colocar com o saco palstico é demais, usei em um jogo de pneus na minha tracker as bolinhas foram colocadas sem embalagem nenhuma, senão como funcionaria como na ilustração?. funcionaram muito bem ate os pneus acabarem.
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0 # Fábio 07-12-2018 14:42
Fabricamos o dispositivo para inserir as micro esferas de forma rápida e segura com ar comprimido. http://www.belton.com.br/aplicador-balanceamento-automatico
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