Patrocínio

Com o projeto Senai Motorsport, a unidade Boqueirão do Senai se prepara para participar da maior competição de educação profissional das Américas.

Em 2015, depois de algumas conversas entre uma equipe de competição e um professor do curso técnico de manutenção automotiva, na unidade do Senai Boqueirão, surgiu um primeiro esboço de um projeto para aplicar o conhecimento transmitido em sala de aula, em uma vivência prática em competições automobilísticas.

Depois de confrontar o currículo do curso de mecânica com as possibilidades das provas de rally, o projeto evoluiu e ganhou a conotação didática necessária para que os alunos pudessem aprimorar o conhecimento em experiências práticas. Para Fernando Shuartz, mecânico, pedagogo e professor do Senai Boqueirão, “trabalhar com exemplos reais, problemas do cotidiano e a eficiência necessária do automobilismo é uma ótima oportunidade de desenvolver ainda mais nossos alunos”.

Batizado de Senai Motorsport, o projeto tomou forma e ganhou seu primeiro objetivo: construir um carro de rally. “Uma prova de rally exige o máximo de todo o equipamento. Pode-se desgastar um carro 10 vezes mais do que no uso diário. Isso pode gerar uma séria de exemplos práticos e otimizar o aprendizado para os futuros mecânicos”, declara o piloto de rally Leo Zettel, parceiro do projeto. 

A equipe ainda está trabalhando para enquadrar o projeto em todas as normas da instituição, mas este ano surgiu uma primeira oportunidade: participar da Olimpíada do Conhecimento - a maior competição de educação profissional das Américas. O torneio, promovido a cada dois anos, reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do SENAI e dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IF).

Na competição, que em 2016 será realizada de 10 a 13 de novembro, são avaliados os conhecimentos teóricos e práticos, as habilidades intelectuais e as atitudes consideradas essenciais para o exercício profissional competente, além do resultado final: produtos de projetos-teste desenvolvidos em uma situação real de mercado nas diversas ocupações.

O Senai Boqueirão foi uma das seis unidades aprovadas para a competição e será a única equipe a levar um carro de corrida para o evento. “Todas as unidades receberam um Ford Ká 2016 para o torneio. Por conta do regulamento bem específico, seremos obrigados a rever alguns itens de preparação, então o carro ficará entre o tuning e a competição”, explica Shuartz, que está coordenando o projeto em parceria com o professor Ernesto Ronchi.

A Olimpíada do Conhecimento é hoje uma vitrine da qualidade da educação profissional patrocinada pela indústria brasileira. Os melhores estudantes representam o Brasil na WorldSkills, competição mundial de competência profissional.

O Senai Motorsport é um projeto com objetivo de proporcionar vivência prática para os alunos de mecânica do Senai Boqueirão no mundo automobilístico e conta com apoio de WZ Comm, ProMacchina e 02 01 Fotografia. 

 

Compartilhar

Do Blog

O Sonho Que Muitos Não Entederão

Recebi esse texto de um amigo. Infelizmente o autor é desconhecido, mas reflete tudo aquilo que nós, automobilistas, vivemos. 


O Sonho Que Muitos Não Entenderão.

Ter um carro de corrida é um sonho pessoal. Um dia quando estiver muito velho e quando não puder andar mais, estará na minha garagem, ou nas minhas fotos do escritório, ou casa, assim como todos os troféus que serão as minhas memórias.

Leia mais...
by acls us

Busca

Agenda

14 - 15/09/2019 - Rally Rio Negrinho
Campeonato Brasileiro de Rally
26 - 27/10/2019 - Rally da Graciosa
Campeonato Brasileiro de Rally
Back to Top