Patrocínio


A partir de 2011 a marca vai competir em algumas etapas do Mundial FIA de Rali (WRC) e participará de toda a temporada a partir de 2012. Eu já gostava do estilo rápido e versátil do MINI. Se juntá-los ao estilo "rally" então... Agora sou fã de carteirinha!

O carro encarregado desta tarefa é o MINI Countryman WRC, que está sendo desenvolvido pela Prodrive, em estreita cooperação com MINI, e baseado no modelo de produção. O coração do poderoso carro de corrida é um motor de 1.6 litros, quatro cilindros turbo da BMW Motorsport. O carro está em conformidade com o novo regulamento Super2000 posto em prática pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que estipulam a utilização de motores turbo com 1600 cc e tração nas quatro rodas combinada com tecnologias relevantes. O resultado é uma reduçaõ de 25% dos custos gerais. A primeira unidade de teste do Countryman MINI WRC, que também estará disponível para as equipes privadas, está prevista para o segundo semestre de 2010.

Mini Cooper SEssa decisão tem o objetivo de continuar a história de sucesso do MINI no mundo dos ralis. Em 1960, o MINI Cooper S causou sensação com vitórias no lendário Rali de Monte Carlo. A empresa também provou o sucesso em muitas ocasiões no Campeonato de Rally Europeu. Tendo já demonstrou o carácter desportivo dos seus modelos em muitos países no MINI Challenge, agora a marca pretende estar presente em mais um nível: o WRC.

Ian Robertson, membro do Conselho Administrativo da BMW AG, responsável por Vendas e Marketing, diz: "Estou encantado com a participação da MINI em uma das modalidades mais populares do automobilismo internacional. O êxito que obteve no circuito de rally tem feito uma contribuição vital para a imagem da marca. Os clientes MINI sempre demonstraram grande interesse em automobilismo. Estou convencido de que vamos acrescentar mais alguns capítulos de nossa história de sucesso nos ralis. O Countryman MINI oferece uma excelente base para criação de um carro de corrida competitivo para o campeonato do mundo. Vemos na Prodrive um parceiro forte e experiente. Vamos trabalhar arduamente em conjunto durante os próximos meses para assegurar que o projeto comece no caminho certo."

"Este novo projeto no automobilismo é excitante", disse o presidente da Prodrive, David Richards. "Durante a década de 1960 MINI chamou atenção do mundo quando o minúsculo carro tomou a frente dos poderosos motores Ford V8 e venceu, o que era então um dos eventos mais difíceis do automobilismo, o Rali de Monte Carlo 4000 km. Eu acredito que nosso novo MINI vai se tornar um favorito firme da mais recente geração de fãs de rali, tal como ele é adorado por seus milhões de proprietários em todo o mundo. Nós já temos um número significativo de pedidos de clientes confirmada para o novo carro de rali MINI com as primeiras entregas previstas para o início da temporada de 2011."

Prodrive tem trabalhado no desenvolvimento do MINI Countryman WRC desde o início de 2009. A empresa foi formada em 1984 por Richards, que venceu o Campeonato Mundial de Rali como co-piloto de Ari Vatanen (FI) três anos antes. Baseado em Banbury (GB), a Prodrive se tornou uma empresa independente líder no setor automobilístico sob a orientação de Richards, e emprega hoje mais de 500 funcionários. Entre os seus muitos sucessos, a Prodrive acumula seis vitórias na geral do Campeonato Mundial de Rali, cinco títulos no Campenato Britânico de Turismo e três vitórias da classe nas 24 Horas de Le Mans (França).

A BMW estava presente quando o Campeonato Mundial de Rally fez sua estréia em 1973. Achim Warmbold (DE) e Jean Todt (FR) saborearam a vitória em sua BMW 2002 no Rally Alpenfahrt na Áustria. No entanto, a tradição MINI nesta modalidade é ainda mais distante: Pat Moss (GB) conquistou a primeira vitória com o MINI 850 em 1959 no Mini Miglia Nacional de Rally. Mas seus melhores momentos foram no Rali de Monte Carlo em 1964, 1965 e 1967: o MINI Cooper S comemorou três vitórias em geral no evento reunindo mais emblemática do mundo. Paddy Hopkirk (IR, 1964), Timo Mäkinen (FI, 1965) e Rauno Aaltonen (FI, 1967) entraram para a lista de vencedores deste prestigiado evento. Em 1965, "O Professor de Rally" Aaltonen também ganhou o Europeu de Ralis. Tony Ambrose (GB) e Mäkinen terminaram em segundo e terceiro para arredondar um excelente resultado global para o MINI Cooper S. Além disso, os pilotos MINI também emplacavam muitas vitórias individuais em campeonatos de renome em toda a Europa. A última vitória da BMW no World Rally Championship foi em 1987 na Córsega, Bernard Béguin (FR) dirigindo um BMW M3, que foi construído e gerido pela Prodrive.

Mini D CountrymanA partir de 2011, mais de 40 anos depois, o MINI Countryman WRC será responsável pela adição de novos capítulos à essa história de sucesso. Ele preenche a lacuna entre o conceito MINI clássico e contemporâneo Sports Activity Vehicle. O primeiro modelo da marca a apresentar quatro portas e uma tampa do porta malas com grande abertura, que oferece mais espaço e oferece mais versatilidade. Além disso, a sensação de pilotagem do MINI foi preservada e assume uma nova dimensão com o sistema opcional de tração na quatro rodas. O Countryman MINI expressa as virtudes definição da marca em termos de design, de qualidade premium, a dirigibilidade, a eficiência e a possibilidade de customização.

Com o seu turbocompressor twin-scroll e injecção direta agora complementados pela administração de válvula totalmente variável, o motor a gasolina de 1.6 litros de quatro cilindros oferece, de longe, o melhor equilíbrio entre a produção e o consumo de combustível em sua classe. O motor gera impressionantes 135 kW/184 bhp e permite que o MINI Cooper S Countryman acelere de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos. Além disso, o conceito de minimalismo vê a tecnologia abrangente projetada para reduzir o consumo de combustível e as emissões - como o Brake Energy Regeneration, Auto Start / Stop, Shift Point Display e operação com base na necessidade de componentes auxiliares - instalado como padrão e combinações específicas.

O MINI Cooper S Countryman e MINI Cooper D Countryman podem ser encomendados com opcional MINI All 4 - tração permanente em todas as rodas. Aqui, um diferencial central eletromagnético posicionado diretamente na unidade final varia a distribuição do força sem sobressaltos entre os eixos dianteiro e traseiro. Em condições normais de condução de até 50 por cento da unidade é enviada para as rodas traseiras e, em situações extremas, até 100 por cento. O resultado é ainda mais firmeza para a já consagrada e ágil dirigibilidade dos MINI.

Compartilhar

Do Blog

O Sonho Que Muitos Não Entederão

Recebi esse texto de um amigo. Infelizmente o autor é desconhecido, mas reflete tudo aquilo que nós, automobilistas, vivemos. 


O Sonho Que Muitos Não Entenderão.

Ter um carro de corrida é um sonho pessoal. Um dia quando estiver muito velho e quando não puder andar mais, estará na minha garagem, ou nas minhas fotos do escritório, ou casa, assim como todos os troféus que serão as minhas memórias.

Leia mais...
by acls us

Busca

Agenda

14 - 15/09/2019 - Rally Rio Negrinho
Campeonato Brasileiro de Rally
26 - 27/10/2019 - Rally da Graciosa
Campeonato Brasileiro de Rally
Back to Top