Patrocínio

Esse ano o Rally de Monte Carlo, a mais tradicional prova de automobilismo do mundo, completa 100 anos de história, bate recorde de inscritos no IRC e reduz a zero as taxas de inscrição.

O 79º Rally de Monte Carlo, edição do centenário e prova de abertura do IRC – International Rally Challenge, será realizado entre 19 e 22 de janeiro de 2011 e, como forma de incluir os competidores nas comemorações, incentivar pilotos amadores e o retorno de outros da velha guarda, o Automóvel Clube de Mônaco anunciou que as inscrição para a prova do centenário serão gratuita.

Segundo Rané Isoart, comissário geral do ACM, “eles são a base da história do evento e, em breve, estaremos anunciando novas ações para incentivar os pilotos amadores”. O resultado foram 250 inscrições em apenas duas semanas! (305 até o final do prazo). Números que não eram registrados desde a década de 80. Infelizmente a organização teve que fazer uma seleção, pois a qualidade do rally ficaria comprometida com mais de 100 equipes.

Mesmo com uma limitação, o IRC registrou o recorde de 39 carros S2000 inscritos na prova. Entre as equipes oficiais estão confirmadas as seguintes duplas:
* A Skoda, que comemora 110º aniversário, traz as duplas Hanninen / Markkula, Loix / Miclotte, Kopecky / Stary, Vouilloz / Veillas e Mikkelsen / Floene.
* A Peugeot vem com as duplas Magalhães / Magalhães (Portugal), Neuville / Klinger e Wilks / Pugh (Reino Unido).
* Também teremos Delecour / Savignoni (Peugeot 207 S2000), Elena (navegador 7 vezes campeão mundial de rally) com seu inseparável companheiro de equipe em R3 DS3 e Gardemeister / Tuomi.

Confira a Lista de Inscritos


O Percurso

O percurso do Rally de Monte Carlo 2011 foi elaborado baseado inteiramente em percursos históricos, incluindo locais famosos e trechos das primeiras edições. "O percurso do Rally Centenário foi montado a partir de rotas históricas", explicou René Isoart. "Profissionais, amadores e fãs de rally já ouviram muitas vezes sobre estes locais lendários. Então é um grande prazer para nós para trazê-los todos juntos em um único evento.”

O primeiro dia, quarta-feira (19 de janeiro), será inteiramente baseado em Ardèche e compreende quatro especiais - todos os nomes conhecidos para reunir os fãs:
* Moulinon Le - Antraigues (36,87 km)
* Burzet - St Marcial (41,06 km)
* Saint-Bonnet - Saint-Bonnet (25,22 km), que terá duas passadas

Quinta-feira (20 de janeiro) será realizada na região de Drôme e será o dia mais curto, com dois estágios, realizado duas vezes cada:
* St-Jean-en-Royans - interseção de três estradas (23,05 km)
* Cemitério Vassieux - Col de Gaudissart (24,13 km)

Sexta-feira (21 de janeiro) será o dia mais longo para os concorrentes e provavelmente o mais emocionante. Os pilotos sairão cedo de Valence e seguir para Mônaco, com a tradicional especial agendada para este dia:
* Sur l'Ouvèze Montauban - Eygalayes (29,89 km)
* Chegada no Mônaco Parque Fechado no início da tarde

A última noite (22 de janeiro) será fiel aos velhos "Montes", com duas passagens noturnas do famoso Col du Turini de Moulinet. Quatro especiais irão finalizar o rali e conheceremos o vencedor do Rally Centenário durante o retorno dos pilotos para o Porto de Mônaco:
* Moulinet - La Bollène-Vesubie (23,41 km)
* Lantosque - Lucéram (18,81 km)
* Interrompido por uma passagem para Mônaco para um parque de serviço


Lista de Vencedores

ANO PILOTO / NAVEGADOR CARRO
2010 Mikko HIRVONEN / Jarmo LEHTINEN Ford Fiesta S2000
2009 Sébastien OGIER / Julien INGRASSIA Peugeot 207 S2000
2008 Sébastien LOEB / Daniel ELENA Citroën C4 WRC
2007 Sébastien LOEB / Daniel ELENA Citroën C4 WRC
2006 Marcus GRÖNHOLM / Timo RAUTIAINEN Ford Focus RS WRC
2005 Sébastien LOEB / Daniel ELENA Citroën Xsara WRC
2004 Sébastien LOEB / Daniel ELENA Citroën Xsara WRC
2003 Sébastien LOEB / Daniel ELENA Citroën Xsara WRC
2002 Tommi MÄKINEN / Kaj LINDSTROM Subaru Impreza WRC
2001 Tommi MÄKINEN / Risto MANNISENMAKI Mitsubishi Lancer EVO
2000 Tommi MÄKINEN / Risto MANNISENMAKI Mitsubishi Lancer EVO
1999 Tommi MÄKINEN / Risto MANNISENMAKI Mitsubishi Lancer EVO
1998 Carlos SAINZ / Luis MOYA Toyota Corolla WRC
1997 Piero LIATTI / F. PONS Subaru Impreza
1996 Patrick BERNARDINI / B. OCCELLI Ford Escort Co 4x
1995 Carlos SAINZ / L. MOYA Subaru Impreza
1994 François DELECOUR / D. GRATALOUP Ford Escort Co 4x
1993 Didier AURIOL / B. OCCELLI Toyota Celica
1992 Didier AURIOL / B. OCCELLI Lancia HF Int
1991 Carlos SAINZ / L. MOYA Toyota Celica
1990 Didier AURIOL / B. OCCELLI Lancia Delta Int
1989 Miki BIASION / T. SIVIERO Lancia Delta Int
1988 Bruno SABY / J.-F. FAUCHILLE Lancia Delta 4WD
1987 Miki BIASION / T. SIVIERO Lancia Delta 4WD
1986 Henri TOIVONEN / S. CRESTO Lancia Delta S4
1985 Ari VATANEN / T. HARRYMAN Peugeot Talbot
1984 Walter RÖHRL / C. GEISTDOFFER Audi Quattro
1983 Walter RÖHRL / C. GEISTDOFFER Lancia Rally
1982 Walter RÖHRL / C. GEISTDOFFER Opel Ascona 400
1981 Jean RAGNOTTI / J.M ANDRIE Renault 5 Turbo
1980 Walter RÖHRL / C. GEISTDORFER Fiat 131 Abarth
1979 Bernard DARNICHE / A. MAHE Lancia Stratos
1978 Jean-Pierre Nicolas / V. LAVERGNE Porsche Carrera
1977 Sandro MUNARI / S. MAIGA Lancia Stratos
1976 Sandro MUNARI / S. MAIGA Lancia Stratos
1975 Sandro MUNARI / M. MANNUCCI Lancia Stratos
1973 Jean-Claude ANDRUET / BICHE Alpine
1972 Sandro MUNARI / M. MANNUCCI Lancia
1971 Ove ANDERSSON / D. STONE Alpine
1970 Björn WALDEGÅRD / L. HELMER Porsche
1969 Björn WALDEGÅRD / L. HELMER Porsche
1968 Vic ELFORD / D. STONE Porsche
1967 Rauno AALTONEN / H. LIDDON BMC
1966 Pauli TOIVONEN / E. MIKKANDER Citroën
1965 Timo MAKINEN / P. EASTER BMC
1964 Paddy HOPKIRK / H. LIDDON Morris Mini Cooper
1963 Erik CARLSSON / G. PALM Saab
1962 Erik CARLSSON / G. HAGGBOM Saab
1961 Maurice MARTIN / R. BATEAU Panhard
1960 Walter SHOCK / R. MOLL Mercedes
1959 Paul COLTELLONI / P. ALEXANDRE Citroën
1958 Guy MONRAISSE / J. FERRET Renault
1956 Ronnie ADAMS / F.E.A. BIGGER Jaguar
1955 Per MALLING / G. FADUM Sunbeam-Talbot
1954 Louis CHIRON / C. BASADONNA Lancia
1953 Maurice GATSONIDES / P. WORLEDGE Ford Zephir
1952 Sidney ALLARD - G. WARBURTON Allard
1951 Jean TRÉVOUX / R. CROVETTO Delahaye
1950 Marcel BECQUART / Ii. SECRET Hotchkiss
1949 Jean. TRÉVOUX / M.-LESURQUE Hotchkiss
1939 Jean TRÉVOUX / M.LESURQUE Hotchkiss
Jean PAUL / M. ÇONTET Delahaye
1938 George BAKER SCHUT / KARELTON Ford
1937 LEBEGUE / J. QUINLIN Delahaye
1936 Ion SAMFIRESCU / P.G. CRISTEA Ford
1935 Charles LAHAYE / R. QUATRESOUS Renault
1934 GAS - Jean TRÉVOUX Hotchkiss
1933 Maurice VASSELLE Hotchkiss
1932 Maurice VASSELLE Hotchkiss
1931 Donald HEALEY Invicta
1930 Hector PETIT Licorne
1929 Dr. SPRENGER VAN EIJK Graham-paige
1928 Jacques BIGNAN Fait
1927 M. LEFEBVRE-DESPAUX Amilcar
1926 Hon V.A BRUCE A.C.
1925 François REPUSSEAU Renault
1924 Jacques Edouard LEDURE Bignan
1912 Jean BEUTLER Berliet
1911 Henri ROUGIER Turcat-Mery


Os TOP3

Pos Piloto Nº de Vitórias Ano
1 LOEB Sébastien 5 2003, 2004, 2005, 2007, 2008
2 MÄKINEN Tommi 4 1999, 2000, 2001, 2002
RÖHRL Walter 1980, 1982, 1983, 1984
MUNARI Sandro 1972, 1975, 1976, 1977
TRÉVOUX Jean 1934, 1939, 1949, 1951
3 SAINZ Carlos 3 1991, 1995, 1998
AURIOL Didier 1990, 1992, 1993

 

Compartilhar

Do Blog

O Sonho Que Muitos Não Entederão

Recebi esse texto de um amigo. Infelizmente o autor é desconhecido, mas reflete tudo aquilo que nós, automobilistas, vivemos. 


O Sonho Que Muitos Não Entenderão.

Ter um carro de corrida é um sonho pessoal. Um dia quando estiver muito velho e quando não puder andar mais, estará na minha garagem, ou nas minhas fotos do escritório, ou casa, assim como todos os troféus que serão as minhas memórias.

Leia mais...
by acls us

Busca

Agenda

13 - 14/07/2019 - Rally de Inverno
Campeonato Brasileiro de Rally
14 - 15/09/2019 - Rally Rio Negrinho
Campeonato Brasileiro de Rally
26 - 27/10/2019 - Rally da Graciosa
Campeonato Brasileiro de Rally
Back to Top