Você está visualizando atualmente 20 anos de rally de velocidade

20 anos de rally de velocidade

O piloto de rally Leo Zettel não tem ideia de quanto quilômetros já percorreu em competições, mas em 2023, completa 20 anos de história na modalidade mais desafiadora do automobilismo.

Diferente de grande parte das famílias brasileiras, que se reúnem para assistir jogos e falar de futebol, os encontros da família Zettel sempre foram motivados por combustível, motores e corridas. Os churrascos de domingo variavam entre a pequena oficina na casa do vô, às vezes com todos reunidos em frente à TV torcendo por Ayrton Senna na Fórmula 1 e, mais tarde, nas provas de rally.

A primeira geração foi no rally de regularidade, com Luiz Carlos Zettel e Fernando Zettel na década de 80. Acostumados com essa vida, Leo e Fred – filhos de Luiz Carlos, logo começaram a competir em provas de regularidade até estrear no rally de velocidade em 2003. Agora, em 2023, os irmãos completam 20 anos de carreira.

A dupla estreou em carros diferentes. Leo Zettel pilotava um Ford Ká do projeto N1000 Rally enquanto Fred Zettel navegava para outro piloto na mesma categoria. A união dos irmãos no mesmo carro aconteceu somente em 2014, quando o projeto conquistou viabilidade financeira para tal. Na sequência vieram dois vice-campeonatos brasileiros, 2015 e 2016 a bordo de um VW Gol na categoria Rally 5. Em 2017 o time migrou para a categoria principal, a Rally 2 – para carros com tração integral – e em 2022, investiu na Rally 4 para desenvolver um carro novo.

Nesses 20 anos, nem todos foram de vitórias. Com 10 temporadas completas na carreira, o piloto sabe que não é fácil se manter nas competições, então investiu também em conhecimento. Zettel é formado em publicidade e propaganda, especialista em marketing esportivo e comanda uma empresa de automobilismo que tem como objetivo oferecer o melhor retorno possível para as empresas que procuraram o esporte como ferramenta de marketing. Afinal, como ele mesmo diz, “a grande contrapartida não está no adesivo na porta do carro”.

Conquistar o título de campeão brasileiro de rally não é uma tarefa fácil. Além de uma pitada de sorte, depende da dupla dentro do carro, uma equipe competente e um carro rápido e resistente. Com projeto bem estruturado e um carro consistente, os irmãos pretendem brigar pelo lugar mais alto do pódio nessa temporada marcante do Campeonato Brasileiro de Rally.

Calendário BR de Rally 2023

  • 1ª etapa – 01-02/04 – Goiânia / GO
  • 2ª etapa – 28-30/04 – Estação / RS
  • 3ª etapa – 18-21/05 – Erechim / RS
  • 4ª etapa – 29-30/07 – Araucária / PR
  • 5ª etapa – 01-03/09 – Vitória / ES
  • 6ª etapa – 23-24/09 – Rio Negrinho / SC
  • 7ª etapa – 21-22/10 – Rezende / RJ
  • 8ª etapa – 18-19/11 – Severiano de Almeida / RS

O carro atual

Um carro de rally movido a etanol não é novidade para os competidores. Desde a década de 80 diversos programas de desenvolvimento nas competições já adotaram o biocombustível. Em 2021 a Octanas decidiu montar um novo projeto e, depois de diversos testes, elegeram o Renault Sandero RS como base. “Queríamos um carro com uma aceitação legal pelos fãs de carros, com uma configuração favorável às provas de rally e pudesse transitar em outros eventos, como Subida de Montanha e Track Day”, comenta Zettel.

Em 2022 a equipe estreou o carro, que foi preparado pela ProMacchina Motorsport com participação da MM Motorsport, OrdoSpec, Lotse Volantes, OMP Racing Brasil e Luzian Performance Parts. Na categoria Rally 4, para carros de produção preparados, a equipe conquistou um segundo lugar na primeira etapa e venceu a sétima etapa do certame. “Além um bom desempenho nas especiais, o carro se mostrou muito resistente”, contou Fred Zettel, navegador da equipe, que ao lado do irmão, terminou a temporada 2022 na quarta colocação.

Mais um ano com o mesmo carro dará ao pessoal da Octanas mais dados para seguir com o desenvolvimento do carro, que esse ano deve receber mais componentes de performance para disputar o título do campeonato.

A Octanas Motorsport é uma empresa de automobilismo que trabalha o esporte a motor como ferramenta de marketing. Para temporada 2022 conta com patrocínio de Atvos, Consórcio Servopa e apoio de ProMacchina Motorsport, OMP Racing Brasil, Lotse Volantes, OrdoSpec, Luzian Performance Parts e MM Motorsport. Mais informações sobre a equipe em www.octanas.ms e sobre o campeonato em www.brderally.com.br.

Deixe um comentário