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Em 2011 os novos carros WRC, também chamados de S2000 1.6T surgiram para serem os novos protagonistas do Campeonato Mundial de Rally. Mas com tantos carros recentemente desenvolvidos, vieram com eles uma nova denominação das categorias.

 

Primeiro surgiram os carros S2000, fazendo muitos acreditarem que seria os novos carros WRC, pois havia um forte interessa na redução de custo do campeonato mundial am fim de reativar o interesse de outras montadoras. O que seria uma plataforma de testes acabou tomando força e se tornando um segundo campeonato. O IRC - Interntional Rally Challenge mostrou um novo conceito de rally: carros tão potentes quanto os WRC custando quase 1/3 do preço e provas com uma logística mais acessível.

Como os carros S2000 não tinham categoria específica, passaram a competir junto com os carro N4 em campeonatos nacionais. Em pouco tempo perceberam que os N4 não seria páreos para os S2000 e criaram um divisão R4 (que nunca ficou bem clara em termos de preparação).
Mas os S2000 cumpriram seu papel: originaram os novos WRC. Porém, por algumas imposições da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), os veículos receberam motores 1600 turbo e a confusa nomenclatura "S2000 1.6T".

Tantos carros desenvolvidos gerou uma bagunça na denominação das categorias obrigando a FIA a rever as nomenclaturas. A nova bagunça (uma vez que muita coisa ainda precisa ser entendida) é:

WRC

Veículos WRCs com motores 1.6T

Classe 1

Veículos S2000 com motores 1.6T

Classe 2

Veículos S2000 com motores 2.0 aspirados e Grupo R4

Classe 3

Grupo N acima de 2000cc (atuais N4)

Classe 4

Veículos GT

Classe 5

Grupo A de de 1.6 a 2.0l, S1600, R2C, R3C, R3T e R3D

Classe 6

Grupo A de 1.4 a 1.6l, R2B, Kit-car de 1.4 a 1.6l

Classe 7

Grupo A até 1.4l, kit-car até 1.4l

Classe 8

Grupo N de 1.6 a 2.0l

Classe 9

Grupo N de 1.4 a 1.6l e R1B (1.4 a 1.6l)

Classe 10

Grupo N até 1.4l e R1A (até 1.4l)


Com a nomenclatura mais simples fica mais fácil de entender como funcionam os carros de rally. Fica faltando apenas um novo manual de preparação de carros de rally para, no futuro, os novos carros sejam construídos da mesma forma nos quatro cantos do mundo.

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