Patrocínio

Artigos

A Smile Train Brasil é uma organização de caridade que oferece a oportunidade de tratamento gratuito para crianças nascidas com fissuras de lábio e palato. Com o objetivo de divulgar o problema da fissura e os tratamentos gratuitos que são realizados através de centros parceiros em todo o país, a Smile Train fechou uma parceria com o piloto Ary Osvaldo Cortiano para colocar em prática o Projeto Superação, que terá o pontapé inicial no dia 06 de Março, onde acontecerá também a apresentação da equipe de automobilismo. 

 

Para a temporada, os irmãos Zettel contarão com a parceria da Smile Train Brasil através do coach e piloto Ary. "A entidade terá a oportunidade de colocar em prática o Projeto Superação, que pretende utilizar o automobilismo como instrumento de esporte e lazer, assim como também ajudando na divulgação com informações sobre a fissura lábio palatina", ressalta Leo Zettel.

 

O PROJETO DE SUPERAÇÃO

Objetivo da campanha é levar informação sobre o problema físico de nascença para todo o país. Permitir que crianças nascidas com fissuras de lábio e palato tenham as mesmas oportunidades de uma criança sem este problema é a missão da Smile Train, organização de caridade que oferece tratamento completo de fissuras gratuitas ao redor do mundo. 

A escolha de Ary para essa empreitada não foi por acaso. Nascido com fissura lábio palatina, Ary enfrentou diversos obstáculos, tanto devido a falta de um solução rápida e eficaz, quanto ao preconceito sofrido por ele na infância e na adolescência. 

"Durante toda a minha vida sofri grandes preconceitos que me marcaram muito. Um exemplo típico da época, é que eu não podia olhar para uma mulher grávida ou tocar nela, pois havia a crença que esta criança poderia nascer com o meu problema. Foi uma infância difícil porque ninguém queria brincar achando que eu não pertencia a este universo", afirma o piloto.

Apesar das dificuldades enfrentadas na infância e na adolescência, a determinação de Ary foi fundamental para que ele conseguisse sucesso na carreira. Apaixonado por carros desde pequeno, Ary fez um curso de mecânica de automóveis e foi contratado pela Fiat para ser piloto de testes. A partir daí, Ary já correu em diversos circuitos e, atualmente, ministra aulas de pilotagem e formação de piloto de testes. Mesmo com o problema da voz, que ficou anasalada devido à falta de um tratamento fonoaudiológico intensivo, executa aulas teóricas com maestria para pilotos do Brasil, Uruguai e Argentina.

A história de Ary serve como inspiração, não só para as pessoas que estão vivendo essa situação, como também para o público conhecer o problema, evitando um dos maiores traumas de pessoas com lábio leporino, o preconceito. 

"Por ser uma má formação no rosto, o preconceito é muito maior. Alguns portadores da deficiência, muitas vezes, são isolados pela sociedade e até mesmo pelos próprios familiares, simplesmente por falta de informação. Queremos mostrar que, além dessa condição não ser motivo para o isolamento, existe um tratamento de qualidade e gratuito, que envolve profissionais de diversas áreas e Centros Parceiros espalhados por todo o país", explica Mariane Goes, Gerente de Programa da Smile Train Brasil.

Além do evento no lançamento da equipe de automobilismo, estão programadas diversas ações para levar informações sobre a questão da fissura para o público em geral. Palestras e exposições em lugares de grande concentração de pessoas, como shoppings e parques e a visita de Ary em Centros Parceiros da Smile Train, são algumas das atividades programadas para esse ano. 

A previsão é que, com a divulgação do Projeto Superação, mais pessoas procurem ajuda para um tratamento gratuito adequado e que, cada vez menos crianças tenham que enfrentar os obstáculos que Ary enfrentou.

Compartilhar

Busca

Back to Top